Mini tour Cultural pela Avenida Paulista

Mini tour Cultural pela Avenida Paulista

A movimentada Avenida Paulista reúne diversos atrativos, museus e centros culturais que valem a visita quando estiver em São Paulo. 

Para você conhecer os principais, selecionamos um roteiro a partir da Pousada Ziláh, confira. 

Roteiro pela Avenida Paulista 

Comece o passeio pelo Instituto Moreira Salles (IMS). Lá, você encontra sete andares para apreciar uma das inúmeras exposições de fotografia, artes plásticas, literatura, mostras de cinema e música, de artistas nacionais e estrangeiros.

Próxima parada: o famoso MASP (o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), cartão-postal da cidade, que abriga a coleção de arte considerada a mais importante do Hemisfério Sul. São artistas brasileiros e estrangeiros, num acervo que vai do século 19 ao século 20. Outro atrativo é a arquitetura modernista projetada pela italiana Lina Bo Bardi, com cavaletes de vidro que sustentam os quadros e o vão livre de 74 m², um dos maiores do mundo. O museu também oferece restaurante.

Vale a pena um pit-stop no Parque Trianon, que fica bem em frente ao MASP e é uma pequena selva em meio aos arranha-céus. Lá, é possível encontrar diversas espécies da flora nativa da Mata Atlântica, algumas raras, como o jequitibá-branco, o jatobá e o angico-branco, cada um deles com 200 anos de idade. Também raridade, lá está a frutífera uvaia, cujo fruto era consumido pelos índios. Verdadeiros tesouros da cidade!

A próxima parada é no Centro Cultural Coreano no Brasil, que traz a chance de se aprofundar na cultura hallyu (que define a produção contemporânea do país asiático). Logo na entrada a estátua azul de 3,5 metros batizada de Greetingman e doação do artista Yoo Young-ho se curva na saudação típica e impressiona pela beleza. São 1000 metros quadrados com exposições, biblioteca, acervo de filmes, webtoons (espécie de quadrinhos ) e vídeos de K-pop, além de um espaço de realidade virtual. Oferece ainda cursos gratuitos, aulas de coreano e culinária típica.

Reaberto em abril de 2018, o Sesc Avenida Paulista rapidamente se tornou o novo point da cidade. Ali, em 17 andares, as atividades já conhecidas da rede Sesc ganham um novo espaço, principalmente as relacionadas à arte, ao corpo e à tecnologia. São salas de espetáculo e exposições, espaços para práticas esportivas, um andar bem interessante para bebês e crianças, além de café e restaurante na cobertura, com um mirante a céu aberto que tem vista panorâmica para a Avenida Paulista. Lindo demais!

O Itaú Cultural pode ser a próxima parada. Localizado em um prédio de vidros e com a famosa escadaria interna, abriga exposições sobre o Brasil, com acervo muito variado sobre importantes momentos da história, cultura, fauna e flora de nosso país. A entrada é gratuita e de fácil acesso para os visitantes, e ainda possui programação teatral.

Imperdível também é a visita ao Mirante 9 de Julho. Antes abandonado, o monumento histórico foi revitalizado e se tornou o novo espaço multicultural efervescente da cidade, com cafeteria, restaurante e bar de drinques.

Outro cartão-postal paulistano é a charmosa Casa das Rosas, centro cultural dedicado à literatura e à poesia, localizado num antigo casarão. O centro também oferece diversos eventos culturais, cursos e exposições literárias. E conta com a primeira biblioteca do País especializada em poesia, além de cerca de 35 mil volumes da coleção do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos.

O passeio continua por uma das mais novas atrações da cidade: a Japan House, centro cultural dedicado à cultura japonesa, tão presente em terras paulistanas. Inaugurada em maio de 2017, conta com galeria, biblioteca, jardim, restaurante e cafeteria. E uma programação que combina arte, tecnologia e negócios, numa tradução do Japão contemporâneo, que não esquece de suas tradições.

E, para encerrar esse tour cultural com chave de ouro, nada melhor que uma passadinha pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional, um dos mais famosos edifícios da cidade. Com mais de 4 mil m² e três andares, trata-se da maior livraria do País, com um acervo de 150 mil títulos, entre livros, revistas e outros itens. Delícia é se jogar num dos pufes do local para ler, ou aproveitar algum encontro, leitura ou espetáculo no teatro Eva Herz, localizado dentro da livraria.

Um tour completo pela rua mais agitada de São Paulo, onde você poderá vivenciar muitas experiências! 

Depois de tantos passeios, nada melhor que retornar para a pousada Ziláh e descansar com muito aconchego. Esperamos você!